Meditações

Meditações

 

Entendendo o Propósito: Gênesis 1

Vamos acalmar a mente e o coração para construir pensamentos positivos que tornarão nossos corpos saudáveis. Nosso diálogo interior e nossas imagens mentais têm efeito sobre nossos corpos. E usaremos isso ao nosso favor. Agora, relaxe. Durante toda essa contemplação, respire profundamente pelo nariz… E solte bem devagar pela boca. Sinta a sua respiração. Apenas deixe seus pensamentos passarem e se acalmarem, pois Deus está aqui.

(Inspire profundamente e Expire)

Na nova inspiração, contraia o corpo inteiro. Contraia ao máximo que conseguir. Torne-o tenso. Mais tenso. Ainda mais tenso. Agora… Relaxe. Solte o seu corpo. Respire bem fundo e solte. Enquanto estiver respirando imagine-se no momento da sua vida quando se sentiu mais feliz. Você se sente livre e em total paz e tranquilidade. Tudo é silencioso e calmo. Você se sente flutuando sobre a calma do infinito. Não há nada ao seu redor. Você está sobrevoando o vazio. Tudo ao seu redor parece uma tela virgem de pintura. Não há um traço sequer nela. E a palavra é o seu pincel.

(Inspire profundamente e Expire)

A nova inspiração lhe traz criatividade. Você se sente cheio de ideias. Deseja preencher com tinta a tela ao seu redor. Então, você escuta sua própria voz dizendo “Que haja a Luz!” Você sente um raio de luz emanar. Ele manda embora todo o vazio. A luz é boa. Ela afasta a escuridão. Traz consigo um novo dia. E tudo fica bem. É tudo muito bom. Você se sente em total controle. Você se sente poderoso. Você continua a dizer: “Que haja o firmamento”; “Que sujam os oceanos”. Você sabe claramente o que deseja criar no mundo ao seu redor: O sol, a lua e as estrelas. A sua voz adiciona ao mundo como um pincel adiciona sobre uma tela.

(Inspire profundamente e Expire)

A nova inspiração lhe incorporar um artista. Você derrama seu pensamento sobre sua obra-prima como a tinta sobre a tela. Você vê o céu e a terra; também aos oceanos logo à frente. Você sente um alívio. Você enxerga todos os seres vivos que compõe a Criação. Os peixes saltam pelas águas. As aves gorjeiam logo acima. Os animais passeiam pela floresta. Você sabe que o próximo passo é a criação do Ser Humano. 

(Inspire profundamente e Expire)

A nova inspiração lhe traz a imagem de todos os animais do mundo. Todos possuem em si o “Ser”, que no idioma original da Bíblia é chamado de “Nephesh”. É o instinto básico para a sobrevivência também presente no ser humano. Enfim, Você respira profundamente para a criação do homem. Então você imagina a si mesmo como um recém-nascido abrindo os olhos pela primeira vez. Você acabou de nascer. Você espera o choro, pois os bebês choram quando necessitam de algo. Eles choram quando desejam alimento, abrigo, carinho e proteção. Mas você não sente a vontade de chorar. Você se sente em completa segurança. Aqui, você já tem tudo o que precisa; porque Deus está com você no seu nascimento.

(Inspire profundamente e Expire)

A nova inspiração reafirma a sensação de plenitude. Você está saciado, seguro, amado e protegido. Como os animais, uma bebê tem como único propósito a sobrevivência. Os bebês acordam no meio da noite. Chamam os seus pais não importando se eles estão acordados, dormindo, trabalhando ou descansando. O medo vem da preocupação de não saciar uma necessidade. A presença de Deus elimina todo o seu medo; pois você já tem nele tudo o que você precisa. Não precisa ficar com raiva; não precisa sentir inveja; não precisa se culpar. Essas são as emoções que sentimos quando não conseguimos o que queremos.

(Inspire profundamente e Expire)

Inspire novamente abandonando o sentimento de tristeza, da insatisfação e de tensão. Você já está completo. Está na completa paz. Você está agora além das necessidades do seu “Ser”. Não é preciso chorar. Você foi feito à imagem e semelhança de Deus, pois recebeu o sopro do Criador através de suas narinas, que no idioma original da bíblia é chamado de “Ruah” e que traduzimos como o “Espírito”. É o espírito de Deus que sacia todas as suas necessidades. É o espírito que une todos os seres humanos. É o espírito que nos transcende.

(Inspire profundamente e Expire)

Deixe a sua testa e seu couro cabeludo relaxarem. Relaxe todos os músculos ao redor dos seus olhos. Relaxe o maxilar. Relaxe a garganta. Relaxe a nuca. Deixe o relaxamento se espalhar por todo o seu corpo, pelos ombros e braços; até sentir as minúsculas sensações nas pontas dos dedos. É o próprio espírito de Deus que está pulsando dentro de você. Quando nascemos temos apenas o “Ser” que possui necessidades materiais para sobreviver. Quando crescemos aprendemos a evoluir o nosso “Espírito” deixando o egoísmo para viver em comunhão as pessoas ao nosso redor. Elas também compartilham o espírito.

(Inspire profundamente e Expire)

Inspire o espírito que nos faz enxergar além do nosso Ser. Ele nos ensina que há uma recompensa maior. Aprendemos que aquilo que necessitamos não sacia tanto quanto aquilo que doamos. Quando dissolvemos certos pensamentos, dissolvemos a doença e o mal-estar. Entendemos que há algo mais além de nós. Enfim compreendemos o divino. Tudo o que você dá volta para você multiplicado. Você somente atrai pessoas amorosas para o seu mundo, pois eles são o espelho do que você é. Você ama a si mesmo, pois se liberta totalmente do passado. Abençoa com perdão todos os que lhe abandonaram e lhe decepcionaram.

(Inspire profundamente e Expire)

Inspire com gratidão a Deus, pois sabe que todo mal em sua vida foi transformado em coisas melhores. Esse é o poder do Espírito. Por isso, você experimenta os momentos presente. E sabe que seu futuro é brilhante, feliz e seguro. Contemple o seu próprio futuro sabendo que tudo tem um propósito. Deus tem um plano para cada um de nós. Quando ele criou o mundo material, esta criação foi um ato unilateral de sua vontade. Ele criou o Céu, a Terra, o Oceano e tudo ao nosso redor com uma ordem: Que se faça a Luz, o Firmamento, a Terra e os Ocenos. No entanto, quando ele criou o Ser Humano, ele disse “Façamos o homem à nossa imagem e semelhança.”. Medite sobre a palavra “Façamos” e se pergunte: com quem Deus estava falando? A verdade é que ele falava com nosso Espírito no momento da nossa concepção como um Ser. Deus nos chamava para participar de nossa própria criação.

(Inspire profundamente e Expire)

Inspire tentando entender o plano divino. Deus nos entregou a matéria-prima para nossa vida. Ele nos entregou o Ser e o Espírito; o corpo e a alma. Ele entregou nosso poder de decisão. Tudo o que podemos nos tornar depende apenas de nós. Estamos em constante criação. A criação está ocorrendo a todo momento e nós fazemos parte dela. Após cada uma de suas criações do mundo material, Deus viu que tudo era bom. No entanto, ele não disse o mesmo sobre o homem, pois o ser humano ainda é um projeto em construção. Cada um de nós é um projeto em construção e a felicidade está no cumprimento desse projeto. O felicidade está na satisfação da forma como esse projeto está caminhando.

(Inspire profundamente e Expire)

Inspire essa forma de ver o mundo. Logo abriremos os olhos entendendo que o propósito da vida é construir a si mesmo. Você enxergará a sua vida uma obra de arte, cheia de Espírito, cheia de gratidão e cheia de misericórdia, buscando a recompensa além do seu Ser. Pois a recompensa não está em alcançar o que necessitamos. A recompensa está no Espírito. Está em saber que nós temos um propósito nesse mundo. E esse é o segredo está no divino. 

(Agora, podem abrir os olhos)

Buscando a Paz Interior: Gênesis 2

 

Conhecendo Bem e o Mal: Gênesis 3

 

Agradando a Deus: Gênesis 4