Ftia

A Cidade dos Centauros

Rei: Quíron
Território: Tessália
Símbolo: O Centauro Arqueiro

O primeiro Centauro nasceu do amor entre a bela oceanida Stilbe e o deus Apolo. Enquanto Centaurus nasceu com quatro patas eqüinas, o seu irmão gêmeo Lapiteu nasceu com aspecto normal. Assim, o monstruoso Centaurus foi abandonado por sua mãe por sua suposta má-formação, sendo deixado para morrer de frio e fome nos campos da Tessália. Mas o primeiro centauro se mostrou um guerreiro desde o primeiro choro. Afinal, todos os centauros já nascem preparados para o combate e para sobreviver sem suas mães.

O seu irmão Lapiteu, por outro lado, se tornou o rei-fundador da cidade de Lápite. Foi nesta época que Centaurus tentou reencontrar e se unir ao irmão. Novamente foi rejeitado. Desde esse dia, o ódio de Centaurus por Lapiteu atravessou gerações numa guerra que dura até hoje. A guerra durou por décadas até a ascensão do atual líder da comunidade, o centauro Quíron. Ele tem transformado a visão dos povos civilizados em relação a comunidade dos centauros. A belicosa comunidade centaura se tornou um centro de estudo e ensino dos conhecimentos médicos, que tem recebido pupilos vindos de todo o Hélade.

A liderança e reputação de Quíron são surpreendentes. Depois de um século de conflitos, o líder centauro realizou uma inédita trégua entre os centauros do Pélion e seus rivais de Lápite. Por este motivo, um número cada vez maior de centauros pode ser vistos nas cidades ou entre grupos aventureiros. Embora sejam considerados orgulhosos e arrogantes, a natureza guerreira e corajosa dos centauros é bastante desejada. Eles são exímios arqueiros e com suas quatro patas são extremamente ágeis.

Quírom até mesmo casou com uma humana chamada Cáriclo, filha do rei Cicreu de Salamis, o que o inseriu no mundo dos homens. Ele se tornou respeitado por todos devido aos seus conhecimentos em medicina, de forma que recebe alunos de todo mundo. Entre seus pupilos estão Aristeu, Dionísio, Peleu, Asclépio, Jasão e tantos outros nomes. Atualmente, ele cuida do pequeno Aquiles, filho de Peleu e Tetis, que lhe foi entregue após a separação do casal. Apesar da atual paz que os vales do Pelion tem aproveitado, infelizmente, ninguém acredita que este cessar-fogo entre os líderes Quíron dos centauros e Élato dos lápites dure muito tempo. A guerra pode ocorrer a qualquer momento, assim como os ataques ao povos centauros.

Asbolo

Até mesmo o sábio centauro Quíron precisa de conselheiro para o ajudar a tomar decisões. Essa é a função de Asbolo, cuja inteligência não apenas se equipara a do seu líder, mas também poderes de divinação. Ele externa suas profecias ao interpretar o voo dos pássaros.

Infelizmente, os sinais divinos não mentes. O adivinho centauro recebeu visões sobre a destruição da comunidade dos Centauros numa grande batalha contra seus rivais da cidade de Lápite. A grande trégua entre as duas cidades foi orquestrada com o líder Quíron após essa revelação. No entanto, os sinais continuam chegando e o fim da comunidade de centauros pode ocorrer a qualquer momento.

Ov.Met.12.308; Hes.SH.185.

 

Tereu e Nesso

Os centauros são criaturas que possuem a parte superior do corpo semelhante à de um homem da civilização, mas um corpo de um cavalo toma o lugar de suas pernas. Assim, os centauros são capazes tanto de correr velozmente com suas quatro patas quanto de lutar com grande habilidade com seus dois braços humanos. Eles são grandes lutadores utilizando espadas, lanças e arcos, sendo a coragem sua a maior característica. A lista dos maiores é enorme, mas dois se destacam: Tereu e Nesso.

O poderoso centauro Tereu é o mais habilidoso lutador dentre todos os guerreiros centauros, tanto com a lança, quanto com os punhos. Ele é famoso por capturar ursos negros com suas próprias mãos nuas e levá-los aos seus companheiros para exaltar suas habilidades. É um adversário realmente formidável. O centauro de couro negro chamado Nesso é igualmente famoso por suas habilidades, mas ele se destaca por sua esperteza e perspicácia. Ele sempre tem uma estratégia montada e nunca se satisfaz com nada menos que a vitória. Nem que para isso seja preciso jogar sujo e trapacear. De uma forma ou de outra, honestamente ou não, Nesso sempre termina como o vencedor em todas as disputas que participa.

Tereu: [Ov.Met.353].

Nesso [Apd.2.5.4, 2.7.6; Dio.4.36.3; Hyg.Fab.31; Soph.Tra.500ff.; Strab.10.2.5; Val.1.147].

 

Folo

Os centauros detém grande fama por sua coragem e habilidade em combate. No entanto, eles também se destacam em outras atividades. O velho centauro Folo, por exemplo, é conhecido por sua grande habilidade divinatória. Ele recebe grandes revelações e entender os augúrios dos deuses. Nenhum centauro é mais versado na arte da profecia do que ele.

O velho Folo, no entanto, é muito difícil de ser encontrado. Ele mostra-se sempre muito pouco sociável, na maioria, sendo sempre grosseiro com aqueles que o procuram. Ninguém sabe bem onde o encontrar. Está sempre em constante movimento, viajando de um ponto a outro de Hélade, com seuas velozes patas. Até mesmo entre os centauros, ele é extremamente mal visto e possui vários inimigos sendo a única forma de conseguir sua amizade é lhe oferecendo um bom vinho, o qual é incapaz de negar.

[Apd.2.5.4; Dio.4.12.3, 4.12.6-8; Hyg.Ast.2.38; Ov.Met.12.306].

 

Peleu e Euritião

Télamon, Peleu e Foco eram três irmãos que nasceram na ilha da Egina na Attica, filhos do rei Éaco. No entanto, um infeliz acidente de caça causou a morte de Foco. Com sofrimento no coração, o triste rei Éaco nunca perdoou seus dois outros filhos. Ele expulsou ambos Peleu e Télamon de suas terras. Muito ocorreu na vida de Peleu desde então. Ele foi casado com a nereida Tétis e ambos tiveram um filho: Aquiles. Mas a própria Tétis abandonou sua família e Aquiles foi entregue aos cuidados do centauro Quíron. O fim do casamento deixou Peleu arrasado por muitos anos. Felizmente, ele reencontrou o amor em Antíope, irmã do amigo Euritião, com quem fundou o mais poderoso grupo de todo o Hélade.

Euritião é o filho único do rei Actor de Fítia. Ele desistiu da vida de mordomias na corte real para morar na floresta, vivendo de sua caça e pesca. Foi na floresta onde ele conheceu Peleu. Ambos se tornaram grandes amigos. E agora que Peleu está casado com sua irmã, eles são uma família. Juntos, Peleu e Euritião criaram uma comunidade de guerreiros conhecida como Mirmidões na fronteira entre a Tessália e a Beócia, onde treinam os segredos do combate e das florestas com os centauros.

Os Mirmidões são conhecidos como o grupo de guerreiros mais bravo de toda a Micenas. Eles são muito próximos dos centauros de forma que o próprio Peleu entregou a educação do seu filho Aquiles ao centauro Quíron. No entanto, eles estão deixando a terra dos centauros para ir mais ao sul, até a terra natal do líder Euritião, pois chegou a notícia da morte do rei Actor de Ftia. Como Euritião era o único herdeiro, os Mirmidões agora se movem rumo à cidade para que o príncipe assuma seu dever e os Mirmodões passem a controlar a cidade.

[Apd.1.8.2, 3.9.2, 3.12.6-7, 3.13.1-8; Eur.And. passim; Eur.Rhe.240; Eur.Tro.1126; CYP.5; Dio.4.72.6; Hdt.7.191; Hes.CWE.58; Hes.The.1006; Hyg.Fab.14; Ov.Met.12.366; Pau.2.29.9; Pin.Oly.2.78; Pin.Pyth.3.87-92; Stat.Theb.5.379; Val.1.131, 1.403].